Ameg realiza sua 167ª Assembleia Geral e elege nova diretoria

Ameg realiza sua 167ª Assembleia Geral e elege nova diretoria

Foi realizada nesta sexta-feira (07), na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande – AMEG a 167º Assembleia Geral Ordinária – AGO da entidade. O evento aconteceu no período da manhã e teve como resultado a eleição da nova diretoria que inicia o mandato em 1º de janeiro de 2019. A nova diretoria conta com a presidência do prefeito de Passos, Carlos Renato Lima Reis (Renatinho Ourives), Walker Américo Oliveira (Walkinho), prefeito de São Sebastião do Paraíso como 1º Vice-Presidente e Marco Leandro Almeida Arantes (Kito Arantes), prefeito de Cássia como 2º Vice-Presidente.
Além da diretoria já foram aprovados também os membros do conselho fiscal. Os membros efetivos escolhidos foram: Adeberto José de Melo (Deco), prefeito de Piumhi, Sueli Alves Ferreira Lemos, prefeita de  Delfinópolis e Sebastião César Lemos, prefeito de Carmo do Rio Claro. Os membros suplentes do novo conselho são: Aparecida Nilva Santos, prefeita de São João Batista do Glória, Luiz César Guilherme, prefeito de Capetinga e Denise Alves de Sousa, prefeita de Pratápolis.
O novo presidente da AMEG, Renatinho Ourives, agradeceu a confiança que os demais prefeitos depositam em sua futura gestão.
“Quero também agradecer a toda a diretoria e também aos funcionários da AMEG que têm feito um esforço muito grande para o funcionamento da entidade. Nesse mandato que vamos começar em janeiro eu conto com a colaboração de todos e me coloco a inteira disposição para fazermos um trabalho que beneficie a população e fortaleça toda a região”, comentou.
Outros assuntos foram pautados durante a assembleia geral. Foram apresentados e aprovados o Orçamento da entidade para o exercício de 2019 e outras questões administrativas.
A pedido de alguns prefeitos foi pautada a necessidade de discussão quanto à situação de funcionários públicos municipais cedidos aos órgãos estaduais. Para os gestores, em função da dificuldade do cumprimento do exercício executivo está difícil manter os compromissos e os ônus assumidos pelos municípios na manutenção da cessão destes funcionários.
Durante o encontro a responsável técnica do Projeto do Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos da Microrregião do Médio Rio Grande (Castramóvel AMEG), Dra. Erika Andrade Lima fez uma apresentação sobre a iniciativa demonstrando uma visão geral da proposta e os custos aproximados para o início das atividades de castração e educação para a guarda responsável.
Atendendo a dois pleitos definidos pela Câmara Técnica de Agricultura/Pecuária/Abastecimento da AMEG, foi lavrado um Ofício Circular solicitando aos deputados estaduais de Minas Gerais empenho na aprovação do Projeto de Lei 4631/2017 que trata da produção e comercialização de queijos artesanais no território mineiro. Conforme a solicitação a regulamentação da produção e comercialização de novas variedades de queijos em todas as regiões do estado representará um grande avanço no desenvolvimento da atividade que hoje, reconhecidamente, é a responsável pela geração de emprego e renda para milhares de pessoas, em especial no âmbito da agricultura familiar. Com este avanço os prefeitos dos municípios da região esperam aumentar suas arrecadações e melhorar os seus caixas.
O então presidente da Ameg, Prefeito de Piumhi, Adeberto José de Melo (Deco), comentou que sente-se orgulhoso por ter participado da mesa diretora neste ano e se despede do posto com o sentimento de missão cumprida.
“Tratar de assuntos municipalistas não é fácil, pois estamos lidando não só com prefeitos, mas com muitas realidades que envolvem milhares de pessoas. Sei que fizemos um bom trabalho na luta pelos direitos dos nossos municípios e acredito que essa nova gestão não será diferente. Vamos juntos caminhar para que Minas seja ouvida e cresça de forma ordeira e acolhedora como e”, comentou Deco.
O segundo pleito solicitado é a necessidade de uma mobilização visando à revisão, ou até mesmo a revogação da LEI FEDERAL 13680, que entre outros pontos criou o selo de inspeção ARTE para produtos de origem animal feitos artesanalmente. Porém, conforme levantamento feito pela Câmara Técnica de Agricultura da AMEG junto aos órgãos fiscalizadores do estado e dos municípios, a lei deixou o serviço de inspeção num vácuo jurídico já que transferiu as responsabilidades, antes do órgão agropecuário, para a pasta da saúde estadual.

Fonte: Ameg

Compartilhar este post