Atividade em Capitólio reuniu lazer e preservação ambiental

Atividade em Capitólio reuniu lazer e preservação ambiental

A Prefeitura de Capitólio promoveu no domingo, 20 de janeiro, a 1ª Caminhada Ecológica do Morro do Chapéu, com objetivo de incentivar o ecoturismo no município. Com o tema “Árvores Protegidas por Lei”, a caminhada contou com 29 pessoas.

O percurso da caminhada foi elaborado de forma a oferecer aos participantes a oportunidade de conhecer um dos pontos turísticos mais tradicionais da cidade, contemplar a natureza e conhecer um pouco da história de Capitólio. Antes de iniciar a trilha, o chefe do Departamento de Cultura, Everton D’Ávila, fez uma breve apresentação sobre a história da região, a comunidade do Ambrósio.

Manfriny Leonel, um dos participantes que ajudou na organização do evento, declarou: “A  caminhada foi muito dinâmica, pois além de praticar um esporte e cuidar da saúde, agregou conhecimento com a discussão das árvores nativas do cerrado, como o ipê amarelo e o pequi, incentivando a preservação do meio ambiente. A interação e a troca de experiências com os outros participantes que se interessam pelo ecoturismo, para mim, que trabalho na área, foi muito gratificante e motivador. A ideia de resgatar uma tradição local da nossa geração é muito importante culturalmente para a nossa cidade, espero que essa seja a primeira de muitas e que não deixemos este evento morrer.”

Durante a trilha, o grupo fez uma parada para o plantio de um Ipê Amarelo, com afixação de uma placa de registro da 1ª Caminhada Ecológica. Também foram feitas pausas em uma nascente – para os participantes se refrescarem na subida da trilha -, na Cachoeira Morro do Chapéu e no topo do morro, para apreciação da vista panorâmica da região.

Fonte: prefeitura Municipal de Capitólio

Compartilhar este post