Cidades do Sul de MG têm aumento de casos prováveis de dengue em um mês
Passos e Alfenas (MG) aparecem em um levantamento da Secretaria de Estado de Saúde com os maiores números de casos prováveis de dengue em 2018 no Sul de Minas. Em Passos, o número chama atenção pelo aumento registrado entre os meses de setembro e outubro.
Na cidade, que tem o maior índice de suspeitas de dengue na região, são 132 casos registrados ao longo do ano, sendo 11 em setembro e 29 em outubro. Já em Alfenas, são 130 casos prováveis, com um em setembro e dois em outubro.
A situação em todo o estado também deixou a Secretaria de Estado de Saúde em alerta. De setembro para outubro deste ano, o número de casos prováveis da doença subiu de 685 para 1235.
Alfenas, com apenas dois casos no último mês, já reflete mudanças com ações dos setores de saúde. No mesmo período do ano passado, eram 31.
A prefeitura tenta conscientizar a população, especialmente no período chuvoso, que facilita a proliferação do Aedes aegypti, responsável pela transmissão da doença. Entre os trabalhos em Alfenas, estão o reforço do trabalho dos agentes, com mutirões nas residências, além de caminhões de limpeza e carros de som.
“Os moradores, de vez em quando, deixam os pratinhos [de plantas] e enchem de água demais. Olhamos caixa d’água, geladeira, pote de água de cachorro”, explica o agente Christofer Chagas de Oliveira.
A moradora Silvana Goularte teve dengue duas vezes e, em uma delas, as larvas do mosquito foram encontradas na tampa de um refrigerante. “A primeira foi muito forte, horrível. O corpo, a cabeça dói, a boca amarga, é muito ruim. Fora a coceira no corpo, você não dorme. A tampinha estava com um pouco de água, no quintal de casa”, conta.
Para o coordenador da vigilância ambiental de Alfenas, Edimauro Pereira, é preciso manter o estado de alerta. “Com o fruto do nosso trabalho, das ações que a gente vem desenvolvendo no município, a gente conseguiu a queda dos números. É importante a população continuar fazendo a prevenção da sua casa”.
Fonte: G1 Sul de Minas