Marinha realizou novo teste físico para pilotos náuticos em Capitólio
No dia 25 de outubro a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), sediada em Santos, realizou mais um teste físico com candidatos a obter a qualificação de Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés/Máquinas (MAF), exigida para a condução de embarcações de turismo náutico comercial no Lago de Furnas. Após aprovados no teste de aptidão física, os candidatos passarão por uma capacitação teórica e prática, também ministrada pela Marinha.
A capacitação dos pilotos teve início em abril, com a realização de um convênio entre a Marinha e a Prefeitura de Capitólio, e faz parte de um amplo plano de ordenamento das águas navegáveis, visando à segurança e sustentabilidade do turismo náutico no Lago de Furnas.
“Já foram qualificados 279 pilotos em Capitólio, e na última quinta-feira foram selecionadas mais 120 pessoas para participar das próximas quatro turmas de formação de MAF”, informa a Secretária Adjunta de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Capitólio, Andréia Rodrigues Silva.
A Associação dos Empresários de Turismo de Capitólio (Acatur), a Associação dos Passeios Náuticos da Ponte do Turvo (Apantur) e a Associação dos Prestadores de Serviços de Capitólio e Região (Astur) participam da organização dos cursos de formação profissional de marinheiros, em conjunto com o setor de Turismo da Prefeitura.
Vistoria de embarcações
Também está prevista para 6 e 7 de novembro a vinda de oficiais da Marinha para vistoriar embarcações de turismo náutico em Capitólio. A vistoria visa cumprir a Lei Municipal Complementar No 11 de 20 de julho de 2017, que determina o cadastramento de empresas turísticas de transporte náutico e terrestre junto ao Setor de Turismo da Prefeitura de Capitólio, o que inclui a vistoria das embarcações e veículos pelos órgãos competentes, o seguro de passageiros, dentre outras normas.
“Neste processo de regularização das embarcações, também foi necessário transferir as documentações da categoria ‘esporte e recreio’ para a categoria ‘apoio a turismo’, que é a destinada ao transporte náutico de turistas”, esclarece a secretária municipal Andréia Rodrigues. Ela informa que mais de 50 embarcações estão regularizadas quanto a essa documentação.
Ainda segundo a secretária municipal, a meta é implantar a fiscalização náutica até o fim desse ano: “Está em trâmite o processo seletivo de servidores públicos que serão capacitados pela Marinha para exercer os cargos de fiscais da navegação no lago”.
Conforme explica Andreia Rodrigues, a regularização do turismo náutico é um processo complexo, mas que está recebendo adesão dos empresários do setor e conta com a fundamental orientação da Capitania dos Portos em Santos. “Estamos avançando na questão da regularização de pilotos e embarcações e também teremos medidas relativas à sinalização náutica, regras para navegação e banhistas, e estudo de impacto nos cânions. A segurança do turismo náutico é pauta prioritária da Administração Municipal”, ressalta Andreia.
Mais informações sobre as normas para fluxo de turismo náutico e terrestre em Capitólio podem ser obtidas na Diretoria de Turismo e Cultura, telefone (37) 3373-1111.
Fonte: Prefeitura Municipal de Capitólio