Projeto de Capitólio é apresentado em congresso internacional de hidráulica
Neste mês de setembro, um artigo científico sobre o Projeto Ambrósio, criado para proteção ambiental do Córrego do Ambrósio, em Capitólio, foi apresentado no XXVIII Congresso Latinoamericano de Hidráulica 2018, em Buenos Aires. O tema “Gestão de Recursos Hídricos no Córrego do Ambrósio, Capitólio – MG” foi explanado pela engenheira geóloga Ana Cláudia Nascimento e Silva, que é chefe do departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Capitólio.
“O artigo aborda o plano de gestão da Bacia do Ambrósio, descrito no Projeto Ambrósio. O plano de ações foi definido a partir da metodologia do Programa Produtor de Águas da Agência Nacional de Águas, programa também implantado no município de Extrema, em Minas Gerais, o qual é considerado referência nacional pelo Ministério do Meio Ambiente”, explica Ana Cláudia.
Ainda conforme explica a chefe do departamento de Meio Ambiente, o principal objetivo do projeto e suas ações é o aumento da cobertura vegetal, de modo a proteger os mananciais, além de ações de saneamento ambiental e práticas de conservação do solo. A gestão do projeto é realizada de forma integrada, com participação de proprietários rurais, instituições públicas municipais, estaduais e federais.
Sobre o Projeto Ambrósio
O Córrego do Ambrósio deságua no Rio Piumhi, afluente do Rio São Francisco. A nascente do Ambrósio está localizada no ponto turístico mais tradicional do município, o Morro do Chapéu. A bacia apresenta diversas nascentes e afluentes com presença de animais silvestres.
O Projeto Ambrósio visa à melhoria quantitativa e qualitativa das águas, através da recuperação e preservação das matas ciliares, proteção de nascentes e cursos de água, implantação de técnicas de manejo de solo, desenvolvimento de ações mitigadoras de erosão e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).
Além das ações executadas na bacia, o município desenvolve trabalhos socioambientais com população e turistas para o uso consciente dos recursos naturais. A preservação da sub-bacia do Ambrósio é de suma importância para Capitólio, pois é indispensável para o desenvolvimento de várias atividades econômicas, e também responsável pelo abastecimento de água do município.
Para incentivar o produtor rural a investir em ações que ajudem a preservar a água, a Agência Nacional de Águas (ANA) criou o Programa Produtor de Água. O Programa usa o conceito de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que estimula os produtores a investirem no cuidado do trato com as águas, recebendo apoio técnico e financeiro para implementação de práticas conservacionistas. Assim, além do ganho econômico da sua produção, o produtor também melhora a quantidade e a qualidade da água da região, beneficiando a todos.
Folha da Manhã