“VAMOS CONSTRUIR UMA GRANDE FÁBRICA DE BEZERRAS DE ALTA GENÉTICA”, Afirmou o deputado Emidinho Madeira, em Muzambinho

“VAMOS CONSTRUIR UMA GRANDE FÁBRICA DE BEZERRAS DE ALTA GENÉTICA”, Afirmou o deputado Emidinho Madeira, em Muzambinho

A afirmação aconteceu durante evento de prestação de contas do Mais Genética, no IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, na última sexta-feira (29/06), onde se reuniram em torno de 600 pessoas entre produtores rurais, mais de 25 prefeitos (dentre eles o Dr. José Eduardo Vallory), quase 200 vereadores, representantes de sindicatos rurais, extensionistas, representantes da comunidade civil, política e administrativa do agronegócio mineiro. O Mais Genética foi idealizado pelo deputado estadual e produtor rural Emidinho Madeira e promete revolucionar a genética bovina no Sul e Sudoeste de Minas. Foi mais um dia histórico em favor do pequeno produtor rural. “Obrigado ao professor Luiz Carlos Rodrigues por abrir as portas do Instituto Federal e demonstrar mais uma vez seu espírito de união em prol do desenvolvimento regional. Obrigado ao amigo Cláudio Bortolini, gerente da Emater, em nome de quem eu agradeço ao governo de Minas. Muito obrigado as associações de municípios AMEG (Médio Rio Grande) através de seu presidente e prefeito de Piumhi, nosso amigo Deco, ALAGO (Lago de Furnas) e seu presidente Zé Eduardo, prefeito de Capitólio e AMOG (Baixa Mogiana), em seu nome agradeço o prefeito de Muzambinho, Sérgio Esquilo, e prefeito anfitrião. Um agradecimento especial ao professor Chico, que vestiu a camisa desde o início na formação das primeiras turmas de inseminadores do Mais Genética. E não posso deixar de destacar a participação dos palestrantes Maurício Silveira Coleho (Grupo Cabo Verde), Luiz Carlos Rodrigues (Girolando), João Gilberto (ABCZ), Guilherme Rezende (Alta Genetics) e Luís Tiverom (ABCZ) pela disponibilidade em doar tempo tão precioso. Vamos construir uma grande fábrica de bezerras e bezerros de alta qualidade genética e assim melhorar a qualidade de vida dos pequenos produtores. Em um futuro breve vamos colocar sêmen sexado e fazer transferência de embriões. O produtor é muito solidário, sempre colabora nas campanhas de todas as entidades sociais. Não estamos fazendo mais do que nossa obrigação em apoiar o produtor rural”, disse o parlamentar.

O agroindustrial e palestrante no evento, Maurício Silveira Coelho, grupo Cabo Verde, com sede em Passos, doou um botijão com 700 doses de sêmen. Ele também elogiou muito a iniciativa do deputado Emidinho Madeira e apontou 4 pontos cruciais para uma produção de leite eficiente como manejo, alimentação, sanidade e genética. “Não existe o animal ideal, mas sim o animal adequado para cada sistema de produção”, disse Maurício, que também apontou a transferência de embrião como o futuro breve do Mais Genética. “Claro que a inseminação artificial é importante mas com a transferência a gente consegue multiplicar as melhores vacas em pouco tempo”, disse.

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Luiz Carlos Rodrigues, empresário rural e liderança do agronegócio em nível nacional, disse que o trabalho desenvolvido pelo deputado Emidinho Madeira deveria ser seguido por todas as autoridades. “As coisas boas acontecem quando temos pessoas certas nos lugares certos. O deputado Emidinho Madeira está de parabéns porque pensa no bem comum. O que o Emidinho está fazendo é grandioso. Todos os nossos governantes deveriam se inspirar nessas ações e agir assim”, destacou o líder da Girolando.

Para o gerente comercial da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), João Gilberto Bento, o Mais Genética tem tudo para crescer. Ele também disse que irá solicitar a doação de sêmen zebuíno para o Mais Genética.

No evento em Muzambinho teve a entrega de vários itens para atender os produtores rurais além de palestras de grandes especialistas.

O MAIS GENÉTICA

Nas ações do ‘Mais Genética’ estão à formação de inseminadores e toda a montagem de uma infraestrutura que vai desde a doação de botijões de sêmen, instrumental de inseminação e material genético para os municípios participantes. O programa foi idealizado pelo deputado estadual mineiro Emidinho Madeira e conta com o apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul de Minas Gerais – Campus Muzambinho e do governo de Minas através da EMATER, que faz parte da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e das associações de municípios como a AMOG (Baixa Mogina), AMEG (Médio Rio Grande) e ALAGO (Lago de Furnas).

O Mais Genética já está em pleno funcionamento em mais de 30 cidades do Sul e Sudoeste de Minas e conta com o apoio importante das prefeituras. Segundo cálculos da assessoria do deputado, baseados em dados extraoficiais, em apenas dois anos o Mais Genética já pode ter gerado renda em torno de R$ 15 milhões com a expectativa de nascimento de 10 mil crias entre machos e fêmeas no prazo de um ano.

ALGUNS NÚMEROS DO MAIS GENÉTICA:

– 24 MIL DOSES DE SÊMEN JÁ ADQUIRIDAS

– 13 MIL VACAS INSEMINADAS

– 63 BOTIJÕES DE SÊMEN DISTRIBUÍDOS

– 57 MOTOS PARA OS INSEMINADORES

– 73 INSEMINADORES CAPACITADOS

– 31 CIDADES OFICIALMENTE NO MAIS GENÉTICA – (58 ATENDIDAS NO TOTAL)

– INSTRUMENTAL DE INSEMINAÇÃO (LUVAS, BAINHAS, PIPETAS)

 

FRASES:

 

Luiz Carlos Rodrigues – presidente da Girolando: “Temos que abraçar o agronegócio, apoiar os pequenos produtores e fixar o homem no campo”.

Emidinho Madeira – deputado estadual: “As tecnologias de ponta precisam chegar aos sitiantes. Agradeço, de coração, ao amigo e professor Luiz Carlos do Instituto Federal por caminhar junto com nossos projetos. Unidos podemos ir mais longe”.

Maurício Silveira Coelho – Grupo Cabo Verde: “Não existe o animal ideal, mas sim o animal adequado para cada sistema de produção”.

Guilherme Marquez de Rezende – zootecnista palestrante – empresa Alta Genetics: “É importante  saber o gado que a gente tem na propriedade e saber onde quer chegar. O deputado Emidinho Madeira tem dado uma importante contribuição para melhorar a genética bovina em nosso Estado”.

Luís Renato Tiverom – zootecnista jurado da ABCZ e palestrante: “O Mais Genética é uma semente que vai dar grandes frutos. Me sinto honrado e agradecido ao deputado Emidinho Madeira por participar deste importante evento aqui em Muzambinho”.

Paulo Gornati – prefeito de Monte Santo de Minas: “O deputado Emidinho Madeira está de parabéns novamente por abraçar mais uma causa que vem de encontro ao nosso desenvolvimento”.

Claudeci Divino – prefeito de Juruaia: “Todos nós temos que apoiar o produtor rural. O Mais Genética, assim como o ConCafé, idealizados pelo deputado Emidinho Madeira, atende dois setores básicos em nossa região que é o leite e o café”.

Wellersson – inseminador e produtor de Itaú De Minas: “Com o Mais Genética o deputado Emidinho Madeira democratizou o acesso do produtor, principalmente do pequeno, à genética de ponta. Em termos genéticos e produtivos, tudo o que o produtor de 1000 litros/dia tem, agora o produtor de 30 litros/dia também tem. Muito obrigado ao Deputado Emidinho”.

Sérgio Esquilo – prefeito de Muzambinho: “Essa quantidade de gente presente aqui hoje é prova de que o deputado Emidinho Madeira está realizando um excelente trabalho”.

Compartilhar este post